Você sabe dimensionar o peso carregado por seus filhos diariamente na mochila que eles levam à escola? Pois trate de começar a prestar mais atenção. De acordo com especialistas, o peso da bolsa de material escolar não deveria ultrapassar 10% do peso corporal do aluno.
Por exemplo, uma criança com 30 quilos teria de levar no máximo três quilos consigo. Mas, na maioria das vezes, esse limite não é observado. Crianças e adolescentes carregam itens desnecessários para um dia de aula, e grande parte das escolas sequer disponibiliza espaços para que os alunos guardem os materiais.
Leia mais notícias sobre a volta às aulas
O excesso de peso sobre as costas, além de uma dor intensa na região da coluna, pode ocasionar em crianças e adolescentes que já sofrem com desvios como escoliose, lombalgia e má postura, um agravamento do problema. Pedro Ribeiro Proença, 17 anos, já aprendeu a lição. Aluno do segundo ano do Ensino Médio em um colégio estadual de Porto Alegre, o adolescente garante que só leva para a aula aquilo que é extremamente necessário.
Saiba como a postura pode influenciar seu humor
- Além disso, sempre procuro usar a mochila bem ajustada nos ombros para que não fique balançando - diz.
Largura das alças deve ser observada
Apesar de a escolha da mochila ser uma tarefa de Pedro, a mãe, a guia de turismo Adriana Ribeiro Proença, não abre mão das famosas orientações maternas.
- Sempre procuro orientá-lo sobre como e o que carregar. Hoje em dia, as próprias mochilas, como as de notebook, são naturalmente pesadas. A largura das alças é outro aspecto importante para o conforto - comenta.
Mas o que seria considerado uma mochila com características ideais? O ortopedista pediátrico do Hospital Universitário da Ulbra Paulo Bertol e o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica, Jamil Faissal Soni, listaram alguns itens.
O que observar
A mochila nunca deve exceder a altura dos ombros.
A parte inferior tem de ficar no mínimo cinco centímetros acima da linha da cintura.
Não pode ultrapassar a largura do tronco.
As alças devem ser almofadadas, com largura em torno de quatro centímetros, para não lesionar os ombros.
Modo de usar
Deixe as alças bem ajustadas sobre os ombros, para evitar que a mochila fique balançando de um lado para o outro. Existem bolsas que trazem uma espécie de cinta que cruza o abdômen e facilita a fixação nas costas.
Nunca utilize apenas uma das alças sobre os ombros para não sobrecarregá-los.
Observe o peso também quando a mochila for de rodinhas. O excesso pode prejudicar braços e ombros no ato de puxá-las.
Os pais devem ficar atentos para que os filhos só levem para a escola materiais que irão utilizar naquele dia.
Cadernos universitários (aqueles divididos por matérias) devem ser substituídos por cadernos menores, de modo que o aluno possa ter um para cada disciplina.
Detalhe ZH
Lei estadual de 2003 estabelece que alunos da rede pública de Educação Infantil só podem transportar mochilas com peso equivalente a 5% do peso corporal, aumentando o limite para 10% entre os estudantes do Ensino Fundamental. Determina ainda que os estabelecimentos de ensino disponibilizem armários para que os alunos possam guardar seus materiais.