Uma nova pesquisa aponta os principais fatores que causam dor nas costas. Segundo os resultados apresentados na reunião anual da academia americana de cirurgiões ortopédicos, a dependência à nicotina, a obesidade, o abuso de álcool e os transtornos depressivos são as principais causas para dor lombar - uma condição que causa deficiência, perda de trabalho, altos custos médicos e diminuição da qualidade de vida, avaliam os cientistas.
Sete cuidados com a coluna durante uma viagem longa
De acordo com levantamentos americanos, quase um terço dos adultos relatam ter dor lombar. Para muitos, a lombalgia é debilitante e crônica, afirmam os pesquisadores. Por isso, identificar os fatores de risco determinantes para a dor nas costas pode ajudar a evitar ou diminuir os custos financeiros e emocionais da doença.
Os pesquisadores revisaram registros de mais de 26 milhões de pacientes - 1,2 milhão deles tinham diagnóstico de lombalgia.
Fumantes têm mais chances de sofrer com dor nas costas
A avaliação concluiu que 19,3% dos pacientes com diagnóstico de um transtorno depressivo relataram dor lombar, assim como 16,75% de obesos, 16,53% de fumantes e 14,66% que abusavam do consumo de álcool.
- Os resultados permitirão, aos médicos, um melhor aconselhamento e acompanhamento de seus pacientes de alto risco - avalia Scott Shemory, um dos responsáveis pelo estudo.