Nos destinos turísticos, as caminhadas guiadas (chamadas internacionalmente de "walk tours") são atrações cada vez mais populares. E, acredite, são uma excelente forma de iniciar um roteiro, dando uma ideia geral da cidade. Muitos guias e empresas já oferecem caminhadas por temas distintos como arte, história, arquitetura e, a minha preferida, comida típica. A primeira experiência que tive com o walk tour gastronômico foi em Los Angeles, com a Tourific Escapes. Gostei tanto que em 2014 resolvi repetir a dose. Só que, dessa vez, com toda a família a bordo e em Miami, na Flórida.
O voucher para o tour foi um presente de Natal da minha irmã, que descobriu a empresa Miami Culinary Tour pesquisando na blogosfera e no Tripadvisor. O site oferece quatro modalidades principais de passeio gourmet: café da manhã no Art Deco District e almoço ou jantar em Little Havana, Wynwood ou South Beach. Elegemos o tour "South Beach Food", que teve seis paradas gastronômicas entre uma caminhada leve por aspectos históricos e arquitetônicos da área, principalmente do Art Deco District.
Nossa primeira parada foi no Bolivar (Washigton Av, 661), restaurante que tem uma cozinha com fusão latina de Colômbia, Venezuela e Peru. Enquanto os adultos provaram o ceviche, as crianças foram de empanadas. Logo após, em nossa segunda parada, tivemos uma grande surpresa para a alegria das crianças: churros do Manolo idênticos aos servidos em Punta del Leste no Uruguai. Bom saber que a versão "Manolo de Miami" (Washington Av, 685) também oferece uma gama de especialidades argentinas e uruguaias como medialunas, alfajores, milanesa napolitana, panchos, chivitos, entre outros.
Mais tarde, foi a vez de provarmos a "Little Havana" de South Beach no restaurante Polo Norte Cuban (Washigton Av, 1.200) - uma espécie de fast food cubano bem autêntico. Degustamos chips feitos com um tipo de banana nativa de Cuba (plátanos maduros) e hambúrgueres de "yuca frita" - uma carne frita desfiada e acebolada bem temperadinha e deliciosa. A Itália entrou no nosso roteiro por meio de um espaço pequeno e simpático criado por um jovem casal de italianos que transformaram a receita da massa de pizza da avó em negócio, a Block's Pizza Deli (Washigton Av, 1.447). Para finalizar, tivemos mais uma provinha de Itália em plena Española Way (rua turística de arquitetura espanhola) na Milani Gelateria (Española Way, 436). Nem preciso dizer que foi o local preferido dos meus filhos.
Durante o passeio, fica evidente que Miami não tem apenas uma culinária típica. Tem várias. Sua gastronomia é completamente globalizada. Os imigrantes trouxeram vida cultural e uma riqueza enorme de ingredientes e pratos para a região. Na mesa da cidade mais latina dos Estados Unidos, não falta nem feijão ou churrasco.