*Lenice Zarth Carvalho é nutricionista e torce o nariz para alimentos industrializados, gordurosos e cheios de conservantes
Mama é a mãe de uma grande amiga que um dia encontrei e me pediu dicas para emagrecer. Então, hoje vou escrever para todas as "Mamas" e todos os senhores que não estão satisfeitos com seu peso.
Precisamos entender que o excesso de peso ocorre porque a alimentação está desequilibrada. O problema é que essa falta de equilíbrio leva também a outras doenças e, por isso, devemos cuidar essa alimentação. Comendo bem, contribuímos para a saúde em geral e, como consequência, o peso diminui. Veja algumas dicas.
- Reduza açúcares e alimentos refinados (pães brancos, biscoitos, macarrão). Esses elevam o açúcar no sangue e não alimentam.
- Evite frituras, carnes gordurosas, linguiças, margarinas etc. A gordura desses alimentos faz muito mal.
- Utilize temperos naturais para preparar os alimentos. Cebola, alho, alecrim, manjericão, tomilho, cúrcuma estão entre os mais recomendados. Se desfaça de todos os caldos e temperos prontos, pois são cheios de sal e gordura.
- Coma três ou quatro frutas diferentes por dia. No café da manhã e nos lanches, principalmente. Prefira as frutas da estação.
- Consuma vegetais no almoço e no jantar, não importa se em saladas, refogados, suflês, sopas.Varie, mas consuma sempre.
- Faça rodízio entre as proteínas: carnes, frango, peixes frescos, ovos, queijos magros, sardinhas e até em grãos. Sim, você pode eventualmente não comer alguma carne e trocar por grãos como o feijão, a lentilha ou o grão de bico. Coma com um pouco de arroz. O prato vai ficar completo, e a digestão, mais leve.
- Tente não beber líquidos com as refeições e mastigue bem.
- Procure jantar uma refeição leve, mas evite lanches, pães. Tente se adaptar com sopas, omeletes de vegetais, peixe com legumes refogados, suflês de queijo com saladas, sardinhas aceboladas com folhas verdes.
- Não beba suco como água entre as refeições. Deixe este alimento apenas no café da manhã ou no lanche da tarde (sem açúcar).
- Faça, no mínimo, cinco refeições ao dia.
- Beba de cinco a seis copos de água diários, entre as refeições.
Bem, claro que essas dicas são generalizadas, precisam ser adequadas para cada pessoa, mas, em geral, podem lhe fazer muito bem, a menos que você tenha alguma patologia ou intolerância a ser levada em consideração.
Respeite seu processo digestivo. Se um alimento não lhe cai bem, evite.
Aqueles alimentos que não são saudáveis, mas você adora, coma-os eventualmente, desde que não lhe prejudiquem demais.
Não é difícil, é só criar o hábito. Beijos, Mama!
Para ajudá-lo, estou organizando um blog para que possamos trocar receitas saudáveis. Faça parte desse grupo. Envie receitas saudáveis com foto para que outras pessoas também se beneficiem da sua ideia. Devem ser preparadas com temperos naturais, gorduras saudáveis, e quase sem açúcar. Envie para nutrilenice@gmail.com. E para nos acompanhar, acesse o blog.
No Prato
Lenice Zarth Carvalho: Dicas para Mama
Algumas formas para equilibrar a alimentação e reduzir o peso
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: