A pílula mudou o relacionamento entre os casais e a postura das mulheres em relação ao mundo, pois sendo o planejamento familiar possível permitiu a elas o ingresso cada vez maior no mercado de trabalho.
A pílula anticoncepcional foi a primeira industrialização que permitiu o prazer feminino, proporcionando as mulheres serem donas dos seus desejos sexuais. As pesquisas de mais de 60 anos nos brindaram com pílulas de diferentes composições, sendo as que têm um estrogênio e uma progesterona (pílula oral combinada) as mais usadas.
Vantagens em relação à sexualidade, pensando no seu uso correto, da pílula oral combinada:
1. Dificulta a gravidez não planejada. Esse fato afasta o medo de gestar e libera muitas mulheres para o exercício de uma sexualidade mais plena e livre
2. Regula o ciclo e em longo prazo diminui o fluxo menstrual. Isso atualmente é desejado pela maioria das mulheres. Diminui o tempo de abstinência sexual, entre os casais que não gostam de transar durante a menstruação
3. Há a possibilidade de menstruar apenas algumas vezes ao ano. Para alguns casais, isso facilita ter frequência sexual mais adequada ao seu ritmo natural
4. Pode ser usada como tratamento da Tensão Pré-Menstrual (TPM). A diminuição da TPM melhora o bem-estar da mulher, o que facilita o relacionamento conjugal
5. A maioria das fórmulas melhora a pele aumentando a autoestima da mulher
6. A Febrasgo realizou em cinco capitais no Brasil uma pesquisa sendo que 33% das mulheres citou que a vida sexual pode melhorar com o usa da pílula, 11% delas relatou aumento do desejo sexual.
Cada mulher é única, passando por diferentes fases durante os anos em que é possível gestar e deve ser orientada pelo ginecologista sobre os vários tipos de métodos contraceptivos, como também sobre as contraindicações que cada um tem, pois não existe um método ideal.
Podem ocorrer efeitos negativos em relação à sexualidade? Sim, embora não sejam frequentes. A maioria dos problemas sexuais femininos não tem natureza orgânica e podem ser resolvidos com ajuda de especialistas em sexologia. Lembro que, apesar de não ser facilmente admitido, por inúmeros motivos, para algumas pessoas o risco de gravidez é um afrodisíaco sexual, sendo óbvio que a segurança da pílula irá lhes desmotivar sexualmente.
Frente à complexidade da sexualidade feminina a pílula apresenta mais vantagens do que desvantagens não somente para a mulher, mas também para o casal. Fazer uma boa escolha contraceptiva, quando a opção atual não inclui gravidez, aumenta a chance de bem-estar sexual.