Existem planos e sonhos que são individuais, do casal, da família, da carreira, além dos da empresa. Será muito difícil transformar todos os sonhos em projetos, pois o dia é feito de 24 horas. É honesto ficar atento aos nossos desejos mais íntimos. O que diz a sua "bússola interna"? Um barco à deriva, sem comando, dificilmente irá ancorar no destino inicialmente escolhido. É importante definir quais sonhos irão ganhar o seu coração, o seu tempo e a sua energia. Esqueci, você tem dificuldade de dizer não. Lembro um paciente que havia sido abandonado pela terceira mulher e que, orgulhosamente, ostentava três celulares, sendo que dois eram da empresa. Não havia "caído a ficha", pois ele pensava ter um problema só de natureza sexual.
Como criar emoções estando apenas geograficamente com o parceiro afetivo-sexual? Sabemos que elas demandam envolvimento total, por isso, até pela internet podem acontecer, desde que haja conexão real entre as pessoas. Na situação de casal, é natural haver emoções negativas, pois é necessário administrar vários problemas. Sabemos que a mulher é mais falante, mas, numa relação verdadeira, o homem também expressa seus desejos, descontentamentos e amor. Quando o outro reclama, pensa que é possível haver mudança, evolução. Quando nunca há o discordar, fique alerta. Talvez o que não opina esteja vivendo o luto da relação ainda inserido no vínculo. Por que falar se não sou ouvido?
Um relacionamento não resiste à ausência de emoções, principalmente as positivas. Infelizmente, todos conhecemos casamentos de "fachada" nos quais a emoção é zero, onde não há mais o casal, e outros motivos os mantêm sob o mesmo teto. Qual a chance de uma pessoa com o foco sempre fora da relação criar qualquer tipo de emoção, dentro do casal? A memória em longo prazo é seletiva, retém apenas o que é muito importante, seja muito bom ou ruim. Não podemos viver somente do passado. Se o seu último orgasmo foi há três meses, se a última declaração de amor recebida ou dita foi há seis meses, isso é uma informação, não é mais capaz de gerar forte emoção, a exceção é se algum deles foi um dos melhores momentos vivenciados.
No presente, você tem gerado boas emoções conjugais? Desejo que entre as principais lembranças da sua existência estejam algumas envolvendo a pessoa amada. Você gostaria que a recíproca fosse verdadeira? Se isso lhe é indiferente, tudo certo, cada um com seus valores. Caso contrário, reveja suas prioridades. Assuma o comando da sua agenda, talvez ainda haja tempo.