O gaúcho Tomás Boeira tornou-se, às 4h30min desta quinta-feira, o primeiro brasileiro integrante do grupo Diabéticos sem Fronteiras a chegar ao acampamento base do Everest, a 5.350 metros de altitude.
Sob as orientações do alpinista espanhol Josu Feijoo, Boeira e mais três companheiros, também do Rio Grande do Sul, contam nessa missão com o apoio de ferramentas e-health da AxisMed, empresa da Telefônica Digital.
No blog desenvolvido para esse projeto, Feijoo postou o que sentia no momento em que conquistaram o objetivo, "Subimos, descemos, voltamos a subir
O coração às vezes chega a 200 batimentos
Mas não importa
vamos chegar
e assim as 12h15 (horário local) chegamos no acampamento-base do Everest. Abracei Tomás e lhe disse que o cachorro tornou-se leão. Nós tiramos umas fotos, algumas analises de glicose e, apesar da altura, tantos os medidores de Menarini como os tablets da Telefónica/Vivo/AxisMed funcionam perfeitamente", relatou.
A expedição conta ainda com as participações de Leticia Socoloski, Viviane Alano e Rodrigo Ferreira, integrantes do Instituto para Crianças com Diabetes. Cada participante leva um kit da Telefônica Digital constituído por um tablet e um glicosímetro para medir níveis de glicose, conectados a uma rede sem fio gerada por um terminal via satélite.
Uma equipe multidisciplinar da AxisMed, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas, acompanha a jornada em tempo real. Ao receber os dados, os profissionais avaliam as condições clínicas e gerenciam a agenda dos pacientes, incluindo horários de alimentação e controle de glicemia, enviam mensagens personalizadas a cada obstáculo superado e recomendações de dosagem de insulina.
Diariamente, os alpinistas contam detalhes da aventura no blog e também na página do Facebook.
Diabéticos no Everest
Integrante do grupo Diabéticos no Everest chega ao acampamento base
Tomás Boeira foi o primeiro a atingir o objetivo da expedição, que conta com a participação de mais três amigos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: