À medida que o verão se aproxima, a prática de esportes, tanto em ambientes fechados quanto abertos, se torna um hábito cada vez mais comum.
Mas mesmo antes de começar a suar, o ideal é não esquecer dos cuidados com a pele que, principalmente nessa época do ano, pode ser danificada por diversos fatores, como o excesso de poeira e alta exposição aos raios solares.
De acordo com a fisioterapeuta dermatofuncional Carina Borges, o filtro solar é imprescindível na prática de exercícios ao ar livre. Como o suor remove a proteção, ele deve ser reaplicado a cada 40 minutos. Outra dica fundamental é manter a pele hidratada. Para isso, a especialista recomenda borrifar bastante água termal no corpo e no rosto, o que contribui para refrescar e nutrir.
Hidratação é fundamental mesmo nos esportes aquáticos
Outros esportes bastante comuns no verão são os aquáticos. Mesmo que eles ocorram dentro da água, a hidratação continua sendo indispensável, pois a ação do cloro e a temperatura podem ressecar a pele. Se você costuma mergulhar, o ideal é evitar o uso de produtos esfoliantes.
Segundo Carina, aqueles que frequentam regularmente a academia devem atentar para a ingestão de suplementos alimentares, já que, dependendo da composição, podem provocar acne e outros desequilíbrios.
- É importante que todos os produtos sejam liberados pela Anvisa e administrados sob orientação do seu nutricionista - alerta.
Já quem tem a pele oleosa, o recomendável é ir para o chuveiro logo após o exercício.
Outra recomendação, mais voltada as mulheres em prática de exercícios regulares, é a adoção de maquiagens "oil free", que evitam a oleosidade em excesso.
A aplicação de substâncias com base de vitaminas, proteínas e sais minerais, compostos por antioxidantes e fator de proteção solar também contribuem para evitar o envelhecimento precoce e os danos à pele.