Os treinos intensos quase sempre são seguidos de dores, resultado da produção de ácido lático, causador de fadiga. Esse componente é temporário e acaba eliminado do sangue e dos músculos, por meio da urina e do suor, depois de algumas horas de repouso - estima-se que 25 minutos de descanso sejam necessários para expulsar metade das toxinas. Por isso, além dos dois litros de água indicados por dia, tipos de bebidas podem contribuir no processo.
Uma alimentação rica em proteínas e carboidratos ajuda na hora de dar uma maior reserva de energia ao corpo e diminuir a produção do ácido lático. As bebidas também tornam-se grandes aliadas. É que elas são mais fáceis de serem ingeridas e, da mesma forma, acabam expelidas mais rapidamente, favorecendo a desintoxicação. Os chamados alimentos antioxidantes - que combatem os radicais livres que danificam as células do corpo e podem provocar doenças - não são milagrosos, porém, a depender da combinação, podem ajudar na recuperação muscular (um sanduíche de frango com queijo branco, por exemplo).
- A ardência vai chegar, mas é possível retardar a fadiga deixando o corpo hidratado e com boas reservas de carboidrato - explica a nutricionista Larissa Cerqueira.
A especialista montou uma seleção com bebidas facilmente preparadas em casa e com o poder de recolocar o corpo em ordem depois dos treinos. É importante, no entanto, deixá-las mesmo para o fim do exercício, já que ingerir sucos à base de frutose ao longo da atividade pode causar desconforto intestinal.
Confira alguns sucos que ajudam na eliminação de toxinas
Preparo
Bata no liquidificador qualquer uma das opções abaixo, com água ou iogurte desnatado
Mamão com cenoura: É rico em antioxidantes, vitaminas e fibras
Beterraba: Tem a chamada betaína, que ajuda na recuperação muscular
Abacaxi com couve: É antioxidante, diurético e tem propriedades anti-inflamatórias
Limão com gérmen de trigo: Ajuda na recuperação muscular e tem vitamina E
Laranja com banana e castanha-do-pará: É rico em vitamina C e aumenta a defesa do organismo