A Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS) inaugura o Centro de Reabilitação e Qualificação Profissional para Pessoas com Deficiência Visual. Este novo espaço, estruturado através do financiamento do Ministério Público do Trabalho, deve ampliar o atendimento a pessoas com deficiência visual.
A solenidade será realizada no dia 21 de agosto, às 17h, na Rua Vigário José Inácio, 433, 6º andar, em Porto Alegre. No local, a ACERGS implementará o projeto Atividades da Vida Diária (AVD), que consiste em uma capacitação que visa a autonomia da pessoa com deficiência visual em atividades cotidianas, como preparar alimentos, lavar, passar e organizar sua casa.
Também serão ensinadas técnicas para uma boa apresentação pessoal, passando por realização da higiene pessoal, até formas de organizar o guarda roupa. Esta iniciativa tem por objetivo proporcionar à pessoa com deficiência visual sua reabilitação e inserção social e profissional, por meio das atividades do dia a dia.
Segundo o presidente da ACERGS, Moisés Bauer Luiz, a ideia é propiciar as pessoas com deficiência visual condições de formar, dentro de suas potencialidades, hábitos de autossuficiência, que lhe permitam participar ativamente das rotinas laborais, além do desenvolvimento de habilidades sociais e autonomia para as principais rotinas de organização pessoal.
Ao longo de um ano, serão formadas quatro turmas com 20 participantes. As aulas terão duração de três meses e carga horária de 24 horas, sendo que cada participante receberá 12 atendimentos com duração de duas horas cada.
- Dessa forma, ao final de um ano de trabalho, terão sido atendidas 80 pessoas com deficiência visual, totalizando 960 atendimentos, sem custo algum ao público - acrescenta Moisés.
Conheça outros projetos
A ACERGS também oferece serviço de orientação vocacional e oficina Carreira e Mercado de Trabalho, voltados para a colocação ou recolocação de profissionais com deficiência visual no mercado.
Estas ações têm a finalidade de ampliar as oportunidades de trabalho, fomentando a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e de suas famílias. Além disso, a entidade realiza cursos e oficinas de qualificação, como informática, poesia, voz e orientação nutricional, e oferta serviços de produção de livros em formatos acessíveis - braile, voz sintetizada e daisy -, orientação e mobilidade, atendimento psicológico e serviço social.
Sobre a ACERGS
A ACERGS é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1967. Referência para as pessoas com deficiência visual gaúchas, a instituição busca a excelência na prestação de seus serviços e luta pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência visual na questão de acesso ao emprego, educação, saúde, entre outras políticas que contribuem para melhor qualidade de vida.
A entidade presta atendimento assistencial à pessoa com deficiência visual e seus familiares, trabalhando em prol da sua capacitação, qualificação, aprimoramento e inclusão na sociedade. Promove e desenvolve programas, projetos e ações nas áreas profissionais, educativas, tecnológicas, culturais, recreativas, esportivas e sociais.