Dizem por aí que o depressivo vive do passado e o ansioso vive do futuro. Faz sentido. Sem superar frustrações não é possível seguir em frente e se "pré-ocupar" com problemas que nunca acontecerão também não ajuda em nada. Mas quando chega dezembro, lá estamos nós chorando os planos não concretizados na mesma intensidade em que listamos novos projetos que, provavelmente, terão o mesmo destino.
Para mudar essa realidade, é preciso olhar para dentro de si, sem deixar de olhar para frente. Fazer vigília sobre hábitos e atitudes que afetam nossa qualidade de vida cotidianamente, conscientes de que o tempo passa, as coisas mudam e precisamos nos adaptar a novas circunstâncias.
Não por acaso, Avaliação da Vida foi uma das três dimensões mais relevantes para o bem-estar dos porto-alegrenses, conforme a pesquisa Índice de Bem-estar, realizada pela Unimed Porto Alegre. Paralelamente, a Espiritualidade teve o terceiro índice mais alto de bem-estar entre os entrevistados, com média de 79,5.
Neste especial, você vai encontrar histórias de vida reprogramadas de diferentes maneiras para contornar os avanços da idade, assim como a diversidade de opções para encontrar o equilíbrio interior e viver com saúde. Nesse percurso, afinal, não há certo nem errado. O caminho depende da busca de cada um.
Boa leitura!
Acompanhe as publicações:
Sábado, 25 de agosto
Em vídeo, seguidores de diferentes credos contam por que encontram bem-estar em rituais religiosos
Segunda, 27 de agosto
A arte de saber envelhecer
Terça, 28 de agosto
Artista conta como aprendeu a aceitar os cabelos brancos
Quarta, 29 de agosto
Administradora conta como a cirurgia plástica renovou suas relações
Quinta, 30 de agosto
Em busca do equilíbrio interior
Sexta, 31 de agosto
Anote 10 pensamentos de ouro para viver bem