A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, localizada na zona norte da Capital, terá alterações nos atendimentos entre os dias 26 e 29 de novembro. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, o motivo é a limpeza dos dutos de ar condicionado e reformas no local.
Os atendimentos serão suspensos a partir das 19h, sendo retomados no mesmo horário após a conclusão dos serviços. O Grupo Hospitalar Conceição, que gerencia a unidade, elaborou um plano de contingência para garantir a assistência aos pacientes.
Segundo a prefeitura, os prontos-atendimentos Bom Jesus, Lomba do Pinheiro e Cruzeiro do Sul vão estar de sobreaviso para atender às demandas de saúde. Os hospitais Vila Nova e Restinga irão atender os pacientes encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além disso, o Hospital Nossa Senhora da Conceição deve absorver casos mais graves.
Após a conclusão da limpeza dos dutos e da higienização das salas internas, a sala de medicação da unidade será adaptada para atender e estabilizar casos graves até a transferência.
Nesta terça-feira (12), a UPA Moacyr Scliar opera com 317% da capacidade. Conforme o painel de monitoramento da prefeitura, 54 pessoas estão em observação no local, que possui 17 leitos.