Para analisar o uso de jogos de realidade virtual que exigem esforços físicos em um novo tratamento contra Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) recruta jovens com diagnóstico do distúrbio para a fase de estudo clínico. Os interessados devem ter entre 12 e 17 anos, e não realizar nenhum tratamento à base de farmacológicos – que utilizam remédios.
Conduzido pelo Programa de Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (PRODAH) da UFRGS, o estudo vai analisar possíveis benefícios que o jogo Move Sapiens pode apresentar às funções executivas e de atenção do cérebro. A análise vai ocorrer em sete sessões, sendo as quatro primeiras no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e as últimas três com visita dos pesquisadores à casa dos voluntários.
Os exergames são jogos de realidade virtual em que é necessário movimentar-se e realizar atividades aeróbicas, diferentemente dos videogames tradicionais em que se utiliza apenas os joysticks – controles. No Move Sapiens, o gamer utiliza um óculos de realidade virtual ou sensores para explorar um mapa ambientado em vilarejos antigos, onde deve realizar ações como plantio, caça e transporte de cargas, por exemplo.
Para se voluntariar, os interessados devem entrar em contato com o PRODAH pelo telefone (51) 3359-8094 ou e-mail pietrokmerola@gmail.com, informando nome completo, data de nascimento e número para contato. As inscrições seguem até o fim de agosto.
Conforme a UFRGS, além de contribuir em avanços em pesquisas sobre TDAH, os participantes vão receber uma avaliação completa de suas funções cognitivas.