Começou nesta segunda-feira (3) a vistoria técnica no Hospital de Pronto Socorro de Canoas. Uma equipe da prefeitura, do Hospital Moinhos de Vento, do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS), que administra o local, e parte do corpo clínico do HPS participam da visita. Além da parte estrutural, equipamentos também irão passar por uma avalição prévia. De acordo com a prefeitura, a previsão é de que a vistoria dure até quarta-feira (5).
Conforme o diretor administrativo do HPS, Marcelo Elísio Oliveira, inicialmente não há indícios de comprometimento estrutural do prédio. No entanto, a água ultrapassou dois metros de altura no primeiro pavimento do hospital.
—Toda parte de mobília e equipamentos do hospital foram impactados. Ainda não temos como precisar um possível retorno — explicou o diretor.
Ainda conforme a direção, o Hospital de Pronto Socorro é referência para 102 municípios da região e atende aproximadamente, 2 milhões de pessoas. O local precisou ser evacuado no dia 4 de maio. Ao menos dez alas da instituição foram atingidas pela água. As equipes de enfermagem e de médicos seguem atuando junto ao Hospital Nossa Senhora das Graças.
Nesta segunda-feira, ambulâncias do SAMU foram retiradas do local. Funcionários realizavam limpeza em uma área que não foi atingida pela água para a montagem de um QG de reestruturação do HPS.