A Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizou, entre os dias 16 e 20 de maio, uma campanha para a aplicação de vacinas contra a gripe em abrigos no Rio Grande do Sul, que recebem pessoas desabrigadas em função das enchentes no Estado. Ao todo, foram 21.391 doses aplicadas em 655 abrigos de 76 municípios gaúchos. Segundo dados da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, são mais de 68 mil pessoas alojadas nos locais de acolhimento do RS e o número de doses aplicadas corresponde a 31,2% do montante total de abrigados.
A quantia de abrigos atendidos corresponde a 81% de todos os locais de acolhimento do Estado. Os números foram divulgados na tarde desta quarta-feira (22) pela SES.
Ainda conforme a secretaria de Saúde, parte dos municípios já havia adotado a estratégia de vacinação em abrigos antes da orientação do Estado. Além disso, há abrigados dos grupos prioritários que já receberam a aplicação antes de iniciar a enchente.
Em todo o Estado, já foram aplicadas mais de 2 milhões de doses contra a gripe no ano.
A imunização contra a covid-19 não estava ocorrendo por falta de vacina no Estado. Com a distribuição de novas doses, a aplicação contra o coronavírus deve começar a ocorrer nos abrigos na segunda-feira (27).