A prefeitura de Porto Alegre pretende retomar a aplicação das vacinas contra a dengue a partir do dia 27 de maio. Os imunizantes serão disponibilizados nas unidades de saúde e em abrigos da cidade. As vacinas serão aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
A prefeitura vai disponibilizar o imunizante nas unidades de saúde e em abrigos da cidade. O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo mínimo de três meses. A vacina chegou em Porto Alegre no dia 2 de maio, e a vacinação iria começar dia 8, mas foi adiada pela enchente.
Segundo dados divulgados pela prefeitura na terça-feira (14), até 11 de maio Porto Alegre tinha 4.423 casos confirmados de dengue em 2024. Do total, 4.009 foram contraídos na cidade, 310 foram importados (fora da cidade) e 104 têm local de infecção indeterminado.
O total de ocorrências suspeitas notificadas à Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alcança 27.200 no ano. Em 2023, no mesmo período, foram 6.686 notificações e 4.218 casos confirmados.
O Rio Grande do Sul recebeu em 30 de abril o primeiro lote de vacinas contra a dengue, com 31,5 mil doses. Os imunizantes foram distribuídos pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) para seis municípios gaúchos.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a orientação aos municípios é que, aqueles que tiverem condições, realizem a distribuição dos imunizantes. A pasta afirma, ainda, que não há risco de as vacinas vencerem. O número de doses já aplicadas no Estado ainda não foi divulgado.