Com intuito de erradicar o tabagismo, o Reino Unido aprovou, nesta terça-feira (6), um projeto de lei que proíbe para sempre que jovens que hoje têm 15 anos comprem cigarros. Ou seja, se for aceito nas próximas etapas parlamentares, pessoas nascidas após o dia 1º de janeiro de 2009 não poderão adquirir cigarros jamais, independente da idade que tenham no futuro, tornando-se a primeira geração do país sem consumo de nicotina.
O primeiro-ministro conservador, Rishi Sunak, conseguiu ultrapassar o obstáculo inicial ao conseguir que seu projeto de lei fosse aprovado na Câmara dos Comuns, com 383 votos a favor e 67 contrários. O político, que enfrenta dissenso entre os conservadores, conseguiu apoio da oposição trabalhista, enquanto a maior parte dos votos contrários vieram das fileiras de seu próprio partido.
"Este projeto tem o potencial de eliminar gradualmente o tabagismo entre os jovens quase por completo a partir de 2040", disse o governo quando apresentou o plano.
O governo britânico defende que fumar é a principal causa de mortalidade evitável, sendo responsável por cerca de 80 mil mortes por ano no país e de um em cada quatro tipos de câncer letal. O governo ainda estima que 12% dos jovens com idades entre 16 e 17 anos são fumantes no país.
Quatro de cada cinco fumantes iniciaram o vício em tabaco antes de completarem 20 anos e continuam dependentes pelo resto de suas vidas, embora a maioria tenha tentado deixar o hábito, segundo números do governo.