O Hospital São Lucas (HSL) da PUCRS, de Porto Alegre, ainda trabalha para recuperar todas as estruturas atingidas pela tempestade de 16 de janeiro. A expectativa da instituição é iniciar a restauração do terceiro andar da área dos ambulatórios no final de abril. No entanto, mesmo com a redução do espaço, o hospital confirma que os atendimentos estão normalizados.
Na semana passada, duas etapas para reutilizar os espaços afetados foram realizadas. Na parte externa, foi possível iniciar a colocação do telhado que foi levado pela força do vento. A expectativa é concluir a obra no final do mês de março.
Já no interior do HSL, foram retomados os atendimentos de primeiras consultas dos ambulatórios que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS), no segundo andar. Desde o temporal, as consultas eram realizadas em um espaço improvisado no Centro de Reabilitação da PUCRS.
— Dias após o temporal já tínhamos conseguido normalizar o número de atendimentos que registrávamos antes. Enquanto não finalizarmos a reconstrução, ainda teremos algumas especialidades que ficarão fora do espaço ideal, que estão em salas da nossa antiga biblioteca, por exemplo, mas a maioria já está em um local adequado — ressaltou o médico e diretor técnico do São Lucas, Fabiano Ramos.
A limpeza e recuperação do local afetado, assim como a compra de um novo telhado, foi possível graças aos recursos adquiridos via uma vaquinha aberta pelo Hospital São Lucas. Conforme Ramos, até o momento foi possível arrecadar cerca de R$ 340 mil.
Quanto ao envio de recursos pelo governo federal, a instituição ainda aguarda a confirmação por parte do Ministério da Saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a expectativa é que seja enviado R$ 5 milhões para recuperação dos danos no hospital.