Apesar do repasse feito pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), o início das operações da Oncologia no Hospital Vila Nova, em Porto Alegre, foi adiado mais uma vez e continua sem previsão. Nessa quinta-feira (4), a pasta encaminhou R$ 1.153.067,26, referente às parcelas de dezembro e janeiro para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), responsável por direcionar os recursos ao hospital. Esse montante faz parte dos R$ 6,9 milhões, por parte da pasta estadual, vindos de um recurso anunciado pelo Tribunal de Justiça para custear os atendimentos.
A data para o repasse ainda não foi definida, pois, de acordo com a SMS, é necessário elaborar um aditivo de contrato, processo que pode levar mais 15 dias, ampliando ainda mais o prazo que foi sucessivamente adiado. Após a conclusão, o contrato será assinado com o Hospital Vila Nova.
Segundo a Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), responsável pela gestão da instituição de saúde, o serviço de oncologia está completamente preparado para iniciar suas atividades. Porém, o início efetivo está condicionado à chegada dos recursos.
O Centro de Oncologia foi inaugurado no começo de dezembro de 2023, e embora o espaço tenha recebido uma cerimônia na ocasião, ainda não está funcionando. Quando entrar em operação, vai oferecer 200 consultas mensais, que serão reguladas pelo Estado. A Associação Hospitalar Vila Nova apontou que os pacientes que forem diagnosticados com câncer devem iniciar o tratamento ou passar por cirurgia em no máximo 30 dias no local.
A AHVN afirma que teve ciência da entrada do recurso da SES para a SMS nesta sexta-feira (5) e, agora, aguarda a disponibilização do contrato aditivo. Esse documento deve ficar pronto em duas semanas.