A Secretaria Estadual da Saúde (SES) anunciou a abertura do SOS Vale do Taquari. Trata-se de um canal de cadastro para profissionais da saúde voluntários voltado para o atendimento à população nos municípios do Vale do Taquari, atingidos pelas enchentes. O cadastro pode ser feito neste link.
Segundo o governo do Estado, são necessários médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, e fonoaudiólogos, entre outros profissionais. É pedido disponibilidade de carga horária para compor um banco de profissionais que poderão ser convidados a atuar em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e demais serviços de saúde que estão sendo reestruturados.
Ao preencher o formulário, o profissional da saúde autoriza que seus dados sejam disponibilizados pela SES para a gestão dos municípios e instituições de saúde caso haja necessidade de substituição ou ampliação da força de trabalho.
O cadastro não garante o chamamento do profissional, como também não gera vínculo empregatício com o Estado do Rio Grande do Sul.
São mais de de 150 mil pessoas afetadas em 83 municípios em situação de calamidade pública.