O início da programação do evento Cidade do Coração, que seria realizado a partir de quinta-feira (28), no Cais do Embarcadero, foi adiado devido ao fechamento de comportas do sistema de proteção contra inundações entre as avenidas Mauá e Castello Branco, na Capital. A mudança foi comunicada pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, responsável pela organização das atividades, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Seis das 14 comportas que integram o sistema foram fechadas pela prefeitura da Capital entre a tarde e a noite de segunda-feira (25), após a elevação do nível do Guaíba. Elas foram reforçadas com sacos de areia, para auxiliar na contenção da água entre o mecanismo e a estrutura de concreto.
Em nota, a Santa Casa informou que a programação do evento será reajustada e que a nova data de início e os horários serão divulgados assim que houver definição. Instalada na região do Cais Embarcadero, a Cidade do Coração ocorreria em paralelo às atividades científicas do 78º Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizadas entre quinta-feira (28) e sábado (30), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na zona norte da Capital.
A Cidade do Coração oferecerá palestras e atividades gratuitas para a população em geral, além de serviços de saúde como aferição da pressão arterial ilimitada, medição e testagem de diabetes e colesterol. As atividades serão conduzidas por médicos sócios da SBC no Estado e com atuação na Santa Casa.