A sobrecarga de atendimento registrada nos últimos meses em hospitais de Porto Alegre motivou a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, localizada na zona norte da Capital, a reabrir a tenda utilizada durante o período crítico da pandemia. No entanto, diferentemente dos anos anteriores, a estrutura recebe pacientes com diferentes enfermidades e não mais apenas aqueles com sintomas de covid-19.
A reabertura da tenda ocorreu no dia 26 de junho e, desde então, são atendidos os pacientes classificados na cor verde de risco, que são considerados casos mais leves. Conforme o Grupo Hospitalar Conceição, a UPA vem registrando uma grande procura por atendimento como uma consequência da superlotação das emergências dos hospitais.
— Nós ainda não estamos atendendo pacientes com problemas respiratórios. As pessoas que nos procuram estão com problemas clínicos, como infecções urinárias e reflexo de cirurgias eletivas que ainda não foram realizadas — afirmou a enfermeira e gerente da UPA Moacyr Scliar, Fábia Richter.
Ainda de acordo com Fábia, a UPA Moacyr Scliar não atende emergências pediátricas. Com a tenda em operação, a instituição espera diminuir o tempo de espera para o atendimento dos pacientes.