A partir desta sexta-feira (19), toda a população com idade a partir de seis meses poderá se vacinar contra a gripe em Porto Alegre. A ampliação do público, de forma escalonada, ocorreu desde o início da semana.
Não é preciso ter comorbidade para se vacinar. As doses contra a gripe estarão disponíveis em todos os postos de saúde da cidade.
A liberação da vacina atende orientação do Ministério da Saúde. Antes da ampliação escalonada, a imunização estava disponível somente para pessoas incluídas nos grupos prioritários.
Até a última quarta-feira (17), 5.993 pessoas entre 30 e 59 anos, fora dos grupos prioritários, foram imunizadas contra a gripe em Porto Alegre. No total, 219.138 doses foram aplicadas até a mesma dada.
A vacina contra a gripe oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, ou seja, protege contra três tipos de vírus.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça o pedido pra que as pessoas incluídas nos grupos prioritários busquem os postos de saúde, já que são consideradas mais vulneráveis ao vírus.
Grupos prioritários:
- Idosos
- Professores
- Crianças a partir de seis meses
- Servidores da segurança e do transporte público
- Gestantes
- Puérperas
- Indígenas
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com comorbidades
- Funcionários do sistema de privação de liberdade