A partir desta quarta-feira (3), todas as pessoas acima de 30 anos podem receber a vacina bivalente contra a covid-19 em Porto Alegre. Segundo a prefeitura, o imunizante será aplicado em 33 unidades de saúde. O grupo se soma às pessoas com comorbidades que têm 12 anos ou mais, com deficiência permanente de 12 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde.
O imunizante da Pfizer, promete uma proteção mais completa contra a covid-19. Para receber a vacina bivalente é preciso que se tenha no mínimo o esquema vacinal primário completo, ou seja, já ter feito pelo menos duas doses anteriormente, com intervalo mínimo de quatro meses da última aplicação.
Os postos de saúde Assis Brasil, Campo da Tuca, Iapi, Clínica da Família Álvaro Difini, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Belém Novo, Tristeza, São Carlos, Santa Marta, Modelo (a partir das 16h), Ramos, Morro Santana e Chácara da Fumaça atendem até as 21h.
Outros públicos
Bebês a partir de seis meses até a crianças até três anos também podem ser imunizados contra a doença, com vacina específica para a faixa etária. A aplicação ocorre na Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde Iapi, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos, Santa Marta e Tristeza. O esquema vacinal para este grupo é em três doses: a segunda 28 dias (quatro semanas) após a primeira e a terceira oito semanas após a segunda.
Para crianças e adultos, a vacinação será mantida em diferentes locais. A primeira dose para crianças de três e quatro anos será aplicada na Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde Iapi, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos, Santa Marta e Tristeza. Nos mesmos locais, também será aplicada a segunda dose. Crianças entre três e quatro anos vacinadas com a CoronaVac - que receberam a segunda dose há, pelo menos, quatro meses - podem ter acesso à terceira aplicação nos mesmos locais.
No caso de crianças a partir de cinco anos, a vacinação poderá ser feita em seis unidades de saúde, com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Iapi, Primeiro de Maio, Santa Marta, São Carlos e Tristeza. Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais.