Inicialmente previsto para março, o edital do programa Mais Médicos para o Brasil deve ser publicado ainda na primeira quinzena de abril. De acordo com o Ministério da Saúde, o documento precisou de alguns ajustes técnicos, o que acabou atrasando a divulgação. Neste edital, serão ofertadas as primeiras 5 mil vagas deste ano.
Ao todo, serão abertas 15 mil novas oportunidades para profissionais da saúde em 2023. As outras 10 mil vagas serão oferecidas em um formato que prevê a contrapartida dos municípios. Conforme a pasta, essa forma de contratação garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e permanência nessas localidades.
A retomada do programa foi anunciada pelo governo federal em 20 de março, em uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e da ministra da Saúde, Nísia Trindade. O texto do Ministério da Saúde publicado na data afirmava que “das novas vagas previstas para este ano, 5 mil serão abertas por meio de edital já neste mês”.
O investimento do governo federal neste ano será de R$ 712 milhões. Podem participar dos editais do Mais Médicos os profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros. Médicos brasileiros formados no Brasil terão preferência na seleção.