A Farmácia de Medicamentos Especiais de Porto Alegre, que opera em novo endereço desde a última segunda-feira (12), ainda enfrenta problemas depois da mudança da Avenida Borges de Medeiros, no Centro, para a Avenida da Azenha. Entre as principais queixas, está a dificuldade de obter informações por telefone.
Quem liga para o número (51) 3289-2360 ouve a gravação informando as opções do menu, mas a chamada logo cai. Muitas vezes, o telefonema nem chega a ser completado. De acordo com Francisco Isaias, diretor de Atenção Ambulatorial, Hospitalar e Urgências da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a capacidade atual de atendimento de ligações simultâneas não chega a 10. A expectativa é ampliar esse número para cem ligações ao mesmo tempo na semana que vem.
O assunto é tratado com a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) e também com a operadora de telefonia contratada pela prefeitura. Quem tiver dúvidas, neste período, terá que ir pessoalmente até o local. A SMS informa lamentar o transtorno e estar tentando se adequar o mais rapidamente possível desde que a gestão do serviço passou do Estado para o município.
Outra reclamação recorrente dos usuários é ter que aguardar atendimento sob o sol, na rua, antes de adentrar o prédio, nos dias de intenso calor. Desde quarta-feira (14), uma tenda é montada em frente local para abrigar pelo menos algumas das pessoas que aguardam do lado de fora. Isaias orienta que, quando possível, os pacientes se dirijam à farmácia no período da tarde, que costuma ter menor movimento.
— A tenda é uma solução provisória, ficará pelo tempo que for necessário. Se as filas persistirem, colocaremos mais tendas — diz Isaias, que pretende contatar a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) caso seja necessária a instalação de alguma dessas estruturas na calçada.
O sistema de agendamento eletrônico, que dispensa o usuário de aguardar em filas, está inoperante, mas há a previsão de que volte a funcionar na tarde desta quinta-feira (15).