Internado em um quarto do sexto andar do Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre, para tratar um tumor na bexiga, Augusto Lemos Leite de Medeiros Silva, dois anos, pôde ver um Papai Noel pendurado em uma corda e abanando para ele do outro lado da janela na noite desta terça-feira (13).
Segundo a mãe, Jennifer Lemos Leite, 27 anos, o menino ficou maravilhado com a visita do velhinho, que é o mesmo Papai Noel de Canela, aquele que desce de rapel pela Catedral de Pedra. É a segunda vez que a Santa Casa de Misericórdia traz essa atração para alegrar pacientes e familiares que passam os dias dentro do hospital nesta época do ano.
— Ele adorou, ficou encantado. Adorou ver o Papai Noel descendo, queria até encostar na janela, pegar na mão dele — diz Jennifer.
Natural de Pelotas, a família vem periodicamente a Porto Alegre para que Augusto, diagnosticado há 10 meses com câncer, possa fazer exames. O menino está bem — já passou por radio e quimioterapia e o cabelo voltou a crescer, mas ainda precisa que os médicos façam acompanhamento. Deve ter alta nesta semana, mas passará o Natal em Canoas, onde se hospeda com os pais na casa de um parente. Em janeiro, tem nova consulta no Hospital da Criança.
— Esse Papai Noel é legal até para as crianças que não poderão passar o Natal em casa — diz a mãe de Augusto, atualmente desempregada. — Dá esperança para todos nós.
Segundo a supervisora do serviço social da Santa Casa, Melissa Assmann, a presença do Papai Noel alivia a tensão do hospital, onde a maioria das crianças está internada para tratar problemas de alta complexidade, como câncer e transplante de órgãos. Há, ainda, recém-nascidos aguardando cirurgia.
— Nosso dia a dia pode ser pesado. É desgastante ver crianças hospitalizadas. E ter leveza, brincadeira, entusiasmo, traz uma energia mais leve. Não só para as crianças e suas famílias, mas para nossos colaboradores também — diz.
O Papai Noel de Canela desceu os oito andares do Hospital da Criança Santo Antônio tanto de um lado do bloco quanto de outro. Depois, caminhou pelos corredores para completar a visita. A ação faz parte do projeto Papai Noel radical do 35º Sonho de Natal de Canela, promovido pela Prefeitura de Canela, e também integra a programação de Natal da Santa Casa de Misericórdia.