A Emergência adulto do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) estará com restrição máxima no atendimento de pacientes a partir desta segunda-feira (19). A medida, que vai durar até o dia 8 de janeiro, é necessária para a realização de limpeza nos dutos de ar-condicionado e adequações estruturais solicitadas pela Vigilância Sanitária.
Durante esse período, serão recebidos apenas pacientes encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou com risco iminente de morte. A orientação é de que a população procure outros serviços da rede de saúde. O retorno ao atendimento normal da emergência será no dia 9 de janeiro, às 7h.
A limpeza dos dutos de ar condicionado, realizada a cada dois anos, é uma exigência legal e visa garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais. Para que seja feita, é necessário que a área esteja vazia.
O HCPA também está mobilizado para tentar transferir internamente os pacientes que precisam permanecer hospitalizados. De acordo com o hospital, os gestores municipais foram notificados com antecedência para viabilizar a ação.