O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta sexta-feira (25), a compra dos primeiros lotes da vacina bivalente da Pfizer, que é eficaz na proteção contra sublinhagens da variante Ômicron. O anúncio, feito nas redes sociais do ministro, ocorre depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter autorizado o uso emergencial do imunizantes nesta semana.
De acordo com Queiroga, os lotes vão reforçar o enfrentamento da covid-19 e estão previstos para chegar ao Brasil na primeira semana de dezembro. Até o momento, no entanto, a pasta não divulgou como será a campanha de imunização contra a covid-19 para 2023.
A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde, solicitando detalhes da distribuição das vacinas, mas não obteve resposta até o fechamento deste texto.
A pasta possui acordo com a farmacêutica Pfizer, assinado em novembro do ano passado, contemplando a entrega de todas as vacinas disponíveis. O contrato prevê a compra de 100 milhões de doses, podendo abranger até 150 milhões de unidades de vacina contra o coronavírus.
Ainda nesta sexta, o grupo temático do gabinete de transição do governo eleito divulgou os primeiros resultados de diagnóstico feito nos últimos dias. Segundo o GT, há falhas na distribuição de imunizantes e falta de controle nas entregas e efetiva aplicação das vacinas para várias doenças, incluindo a covid-19.