Emergências adultas de quatro hospitais e de dois prontos-atendimentos de Porto Alegre seguem sobrecarregadas neste domingo (25), conforme o painel de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O cenário mais crítico entre as instituições que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está no Hospital de Clínicas, onde a lotação chegava a 208,93% durante a manhã.
Até as 8h24min, eram 117 pessoas em observação ou internadas para os 56 leitos disponíveis no Clínicas. A emergência pediátrica da instituição, que tem nove vagas, também opera com mais do que o dobro da capacidade: 21 pacientes estavam sendo atendidos no início da tarde.
Na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, a situação é semelhante no setor para adultos. De acordo com a assessoria do hospital, que tem 24 leitos, 42 pessoas estão em atendimento na tarde deste domingo, o que representa 175% de lotação.
O Instituto de Cardiologia também operava acima da sua capacidade pela manhã, atingindo uma taxa de ocupação de 166,67%. Por volta das 8h30min, a instituição tinha 35 pacientes em atendimento para 21 vagas.
No Hospital Nossa Senhora da Conceição, que conta com 64 leitos, havia 84 pessoas no início da manhã — uma lotação de 131,25%. Entre as instituições de saúde com dados atualizados neste domingo, a única que não está sobrecarregada e pode servir de alternativa para atendimento é o Hospital da Restinga, na zona sul de Porto Alegre.
Já a situação dos quatro pronto-atendimentos da Capital foi atualizada na tarde deste domingo: dois deles operam com mais de 140% da capacidade. Com sete leitos, o Pronto Atendimento da Bom Jesus tinha 10 pessoas internadas ou em observação até 12h47min e outras 14 sendo atendidas. Já a unidade da Lomba do Pinheiro, que tem nove vagas, contava com 13 pacientes internados e atendia mais 29 até as 14h.
A UPA Moacyr Scliar e o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul não registram superlotação, assim como as emergências pediátricas de todas as unidades de pronto-atendimento da Capital. Nos Hospital Santo Antônio, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital da Restinga e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas também não há sobrecarga.