Uma suspeita de morte por varíola dos macacos está sendo investigada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O óbito foi notificado no último sábado (11) e seria o primeiro do Brasil em decorrência da doença — a Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda não registrou caso fatal provocado pela enfermidade. As informações são do jornal O Globo.
A pessoa residia em Uberlândia e trabalhava em Araguari, no Triângulo Mineiro, e seus contatos próximos são monitorados por autoridades de saúde. A Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, conduzirá análises laboratoriais.
Todos os dados clínicos do paciente serão analisados pela SES-MG e pelo Ministério da Saúde para que se chegue a uma conclusão. Detalhes não foram divulgados para preservar a identidade da pessoa.
Até o momento, o Brasil tem três casos confirmados da doença: dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul — este, confirmado no domingo (12), trata-se de um homem de 51 anos que está em monitoramento desde 27 de maio. O diagnóstico foi feito pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo.