A retomada parcial no funcionamento dos três principais sistemas do Ministério da Saúde — e-SUS Notifica, ConecteSUS e Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) — está afetando a inserção de dados relacionados à covid-19 no Rio Grande do Sul. São pelo menos dois dias sem lançamento de novos casos pela maioria dos municípios.
Em meio ao recente aumento de confirmações de pacientes infectados pelo coronavírus, nesta semana, o painel de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde (SES) mostra que na terça-feira (17) foram lançados 5.511 novos casos da infecção. Na quarta-feira (18), foram 696 casos, e outros 172 casos nesta quinta-feira (19). A SES garante que o problema tem relação com a manutenção corretiva estabelecida pelo Ministério da Saúde, iniciado na terça-feira (16) devido à tentativa de ataque hacker aos sistemas.
O e-SUS Notifica é o sistema no qual são notificados casos leves e moderados de covid-19. O SI-PNI, por sua vez, armazena dados de vacinação, como doses aplicadas e estoques necessários. O ConecteSUS reúne dados de vacinação, medicamentos e consultas, além de emitir o comprovante digital de vacinação. Esta não é a primeira vez que os sistemas sofrem ataques cibernéticos. Em dezembro, as plataformas foram invadidas e ficaram fora do ar por mais de dez dias.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que as plataformas ConecteSUS e e-SUS Notifica foram totalmente restabelecidas. O sistema SI-PNI deve voltar nas próximas horas. No entanto, algumas prefeituras seguem relatando problemas de instabilidade. É o caso de Porto Alegre, onde os agentes da Secretaria da Saúde ficaram sem acesso ao sistema e-SUS entre terça e quarta-feira, e ainda enfrentam instabilidade para a inserção de dados nesta quinta.
Na Região Metropolitana, a prefeitura de Canoas informou que não conseguiu acessar o sistema e-SUS desde a última segunda-feira (16) até esta quarta-feira, e que a plataforma segue instável. Desde segunda, 830 novos casos de covid foram registrados no serviço de saúde do município e não foram inseridos no sistema. Em nota, a Secretaria da Saúde da cidade disse que as equipes seguem sem conseguir inserir os dados de novos pacientes confirmados.
Alguns usuários do aplicativo ConecteSUS Cidadão também estão relatando problemas de acesso. O app abre, mas não mostra as informações de vacinação.