A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul informou que não foi oficializada, até a manhã desta terça-feira (19), nenhuma alteração nas normas e orientações quanto à vacina CoronaVac.
No domingo (17), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a decisão do governo Jair Bolsonaro de declarar fim do estado de emergência sanitária por coronavírus no Brasil.
Uma das consequências da determinação é que a CoronaVac não será mais fornecida como primeira dose para adultos. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o imunizante apenas para uso emergencial.
Assim, com a oficialização do fim do estado de emergência no país, passam a ser exigidos apenas produtos aprovados para uso definitivo. De acordo com o ministro da Saúde, a pasta já pediu à Anvisa a renovação da autorização emergencial da CoronaVac por mais um ano.
A SES informou, ainda, que a continuidade do uso do imunizante para as crianças acima de seis anos deverá ser reavaliada pela Anvisa. Por isso, será mantida a liberação da utilização até decisão contrária.
Conforme a pasta, a aplicação da CoronaVac em adultos não era preconizada nos últimos meses, porque uso dela foi direcionado a crianças. O número de adultos que ainda não iniciaram o esquema vacinal do Estado é estimado em cerca de 240 mil.
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre informou, da mesma forma, não ter recebido nenhuma alteração nas normas e orientações relativas ao imunizante até o momento.