O Rio Grande do Sul registrou 48 mortes por gripe do tipo influenza entre novembro de 2021 e abril deste ano. Desse total, 34 vítimas foram pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 71% das ocorrências. Por ser um público com maior risco de morte, esse é um dos grupos prioritários para o qual já está aberta a campanha de vacinação contra a gripe.
Iniciada no último dia 4, a campanha prevê imunizar um público-alvo de 4,9 milhões de pessoas. Na primeira etapa, são 2,1 milhões de idosos e 361 mil trabalhadores da saúde residentes no RS. Em 2 de maio, a campanha será aberta para os demais grupos prioritários, que, no Estado, somam 2,3 milhões de pessoas.
Dados do Localiza SUS do Ministério da Saúde indicam que cerca de 304 mil idosos já foram vacinados até esta segunda-feira (11), o que representa 14% do total. Em Porto Alegre, foram aplicadas em torno de 43 mil doses neste período, atingindo pouco mais de 14% dos idosos da cidade.
A campanha de vacinação contra a gripe segue até junho. O Dia D de mobilização nacional será em 30 de abril.
Sarampo
A vacinação contra o sarampo também foi iniciada em todo o país na semana passada. Até o final de abril, a prioridade será imunizar trabalhadores da área da saúde. De 2 de maio a 3 de junho, será a vez de as crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias receberem suas doses.
Por enquanto, no RS, 7,5 mil pessoas foram vacinadas, entre as 982 mil que pertencem ao público-alvo no RS, conforme dados do Localiza SUS – menos de 1% do grupo prioritário. Em Porto Alegre, 732 doses foram aplicadas, das 114 mil disponibilizadas.