Depois de atualizar a lista de chocolates Kinder com venda proibida no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de 11 produtos da marca no Brasil. A decisão é motivada após casos de salmonela registrados na Europa. No Brasil, nenhum caso foi registrado.
Os chocolates são fabricados pela Ferrero Ardennes SA na Bélgica, que já tinha informado que não importa essa linha de produtos para o Brasil. Entretanto, a própria empresa pediu à Anvisa um recolhimento voluntário do produto, já que foi identificado que outras empresas importadoras trouxeram lotes fabricados na Bélgica para o Brasil de forma independente. Com isso, a empresa que faz a importação dos produtos fica responsável pelo recolhimento dos seguintes produtos:
- Kinder Surprise Maxi 100g
- Kinder Surprise 1X 20 g
- Kinder Surprise 3X 20 g total 60
- Kinder Surprise 4X 20g total 80g
- Kinder Schoko Bons Branco White e/ou Cacau 46g, 125g ou 200g
- Kinder Schoko Bons 300g
- Kinder Mix Peluche 133g
- Kinder Mix Advent Calendar 127g
- Kinder Mini Eggs Hazelnut 100g
- Kinger Mini Eggs Mix 250g
- Kinder Happy Moments 162g
Novas determinações de recolhimento poderão ser publicadas caso sejam identificadas outras empresas que tenham trazido o produto para o Brasil.
De acordo com informações da Anvisa, todos os chocolates da marca Kinder fabricados na Bélgica pela Ferrero Ardennes SA estão proibidos para comercialização, distribuição, importação e uso no Brasil. Na quarta-feira, a agência atualizou a lista de produtos proibidos. Os produtos foram alvo de alerta internacional a partir da comunicação de um surto de Salmonella typhimurium em chocolates da marca.
A Ferrero reitera que os produtos não são importados pela companhia e a resolução da Anvisa trata de recall voluntário promovido pela companhia depois que a Agência descobriu que uma empresa terceira, sem relações comerciais com a Ferrero, trouxe os produtos ao Brasil.
No site, a Ferrero ainda pede que o produto não seja consumido por quem possa ter comprado. A orientação é que entre em contato imediato com o serviço de atendimento ao consumidor pelo telefone 0800 701 6595 (das 9h às 19h) ou pelo e-mail sacbrasil@ferrero.com para troca ou reembolso.
Veja, na íntegra, o comunicado à imprensa:
A Ferrero do Brasil informa que comunicou às autoridades sua decisão de proceder a um recall voluntário e preventivo de qualquer versão do produto KINDER SCHOKO-BONS, fabricados na Bélgica. Apesar da companhia não importar nem comercializar este produto no País, tomamos conhecimento de que empresas terceiras, com as quais não mantemos relações comerciais, o importaram de forma independente que fazem parte de recall conduzido no exterior e, assim, podem apresentar potencial contaminação por Salmonella.
As Resoluções nº 1.233, nº 1.292, nº 1.320 e nº 1.344, todas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apenas dão ciência da proibição de comercialização, importação e distribuição por parte de importadoras independentes ou qualquer outro agente econômico dos produtos que são objeto de recall no exterior, todos fabricados na Bélgica.
A Resolução nº 1.321, em particular, formaliza o recolhimento voluntário e preventivo apresentado espontaneamente pela Ferrero do Brasil dos produtos KINDER SCHOKO-BONS belgas, uma vez ter sido identificada a sua introdução no mercado brasileiro. Pautando sempre sua conduta em proteção à segurança dos consumidores e qualidade dos seus produtos, a Ferrero do Brasil também voluntariou o seu recolhimento.
A empresa orienta que caso você tenha adquirido este produto, não o consuma e entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 701 6595, todos os dias das 9h às 19h ou pelo e-mail sacbrasil@ferrero.com para troca ou reembolso.