O aumento de internações em leitos clínicos de crianças que testaram positivo para a covid-19 fez o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre, restringir o atendimento na emergência na madrugada desta sexta-feira (4). O período de restrição ocorreu por algumas horas, conforme a direção da instituição, com o atendimento sendo normalizado ao longo do dia.
A diretoria confirmou que, nos 30 leitos do hospital, havia 14 crianças internadas que testaram positivo para a doença. Esse número esgotava a capacidade de internação em leitos clínicos e, por isso, foi necessário a restrição do atendimento.
A normalização do serviço ocorreu ao longo do dia, quando cinco crianças receberam alta — totalizando nove crianças internadas no momento — e também foram abertos quatro leitos extras de enfermaria.
De acordo com o diretor do hospital, Cincinatto Fernandes, todas as crianças passam bem e deram entrada na instituição por outros motivos, como apendicite e diarreia. A confirmação para covid-19 só ocorreu porque uma vigilância epidemiológica é realizada com a testagem de todas as crianças que são internadas.
Nenhum dos pacientes apresentou comprometimento respiratório e precisou ser transferido para a unidade de terapia intensiva (UTI), segundo a instituição. Ainda de acordo com a direção, a sobrecarga no atendimento ocorreu em razão do feriado, onde foram recebidas crianças encaminhadas de outros locais.
— Nas últimas semanas registramos uma explosão de casos de covid-19 e isso ocorreu em todo o hospital e não somente na pediatria. Felizmente, não houve nenhum caso mais grave. Estamos observando que, agora, as ocorrências seguem mais em um ritmo lento — diz Fernandes.