A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou neste sábado (15) que não realizará a divulgação da atualização de novos casos e óbitos da covid-19. Conforme a pasta, desde sexta-feira (14), os técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) enfrentam instabilidade para acessar o sistema e-SUS Notifica.
É no sistema que os Estados inserem as informações sobre novos casos e mortes por covid-19. O Ministério da Saúde enviou nota a GZH confirmando que o e-SUS Notifica passou por instabilidade durante a manhã, mas "está funcionando normalmente.
Em dezembro, após ataque hacker, o e-SUS Notifica ficou fora do ar por 11 dias.
Internações no RS
A atualização do número de internados em leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) não é afetada, pois opera em um sistema diferente. Neste sábado, o Estado tinha, até as 16h30min, 488 pessoas internadas em leitos clínicos dos hospitais públicos e privados. O número representa alta de 243,6% em comparação com o total registrado há duas semanas – quando eram 142 internados no RS.
Apesar do aumento, o Estado segue com números relativos a internações por covid-19 melhores do que nas três picos anteriores da pandemia.
Já a ocupação dos leitos nas UTIs apresenta crescimento menos expressivo. Neste sábado, a SES informa que há 218 internados – aumento de 40% quando comparado o número de pessoas que estavam nos leitos há duas semanas.
Confira a íntegra da nota do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde informa que o e-SUS Notifica está funcionando normalmente. O sistema passou por uma pequena instabilidade na manhã deste sábado (15), que foi prontamente identificada e solucionada pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). O sistema segue restabelecido.