Reaberta nesta segunda-feira (10), a Central de Triagem Covid-19 teve alta procura por parte dos colaboradores do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) já no primeiro dia de funcionamento. A decisão de retomar o serviço, em uma tenda localizada junto à Escola GHC, na Avenida Francisco Trein, bairro Cristo Redentor, se deu após 26 profissionais testarem positivo para o coronavírus em um único dia, na semana passada.
O local é destinado a colaboradores que apresentem sintomas respiratórios, segundo o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira. Lá, haverá atendimento médico e testagem para covid-19 e Influenza A.
— Observamos o aumento dos números de casos positivos entre profissionais de saúde e decidimos, no Gabinete de Gerenciamento de Crise, pela reabertura da tenda para atendimento dos nossos empregados, o que servirá também para desafogar o atendimento na UPA Moacyr Scliar — relata Oliveira.
A Central de Triagem Covid-19 ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, no mesmo horário, os serviços serão oferecidos na UPA Moacyr Scliar, na Rua Jerônymo Zelmanovitz, bairro São Sebastião.
Nestes locais, será realizada a avaliação clínica e coleta de uma amostra de material biológico para o diagnóstico específico da Covid-19 e de Influenza A, por meio de teste de RT-PCR, e fornecimento de atestado médico. A UPA Moacyr Scliar e a emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição atendem os funcionários sintomáticos graves e os que se encontram clinicamente instáveis.
Os casos assintomáticos com agendamento de rastreamento também serão encaminhados para a Central de Triagem Covid-19. No momento do atendimento é gerada senha para acesso de resultado de exame na página do GHC.