O mundo registrou pela primeira vez, desde o início da pandemia, 3,28 milhões de novos casos de covid-19 em apenas um dia. A marca foi alcançada na segunda-feira (10), conforme dados compilados e divulgados nesta terça (11) pela plataforma Our World in Data, projeto ligado à Universidade de Oxford.
Foi o quarto recorde diário de novos infectados apenas nos últimos oito dias.
A nova marca ocorre no momento em que a proliferação da variante Ômicron ganha força em todo o mundo. Os Estados Unidos foram, novamente, o líder em número de novas infecções: o país contabilizou 1,48 milhão de casos em 24 horas, número que é maior do que a somas dos casos de Europa e Ásia.
Segundo o Our World in Data, a Europa teve 991 mil novos casos e a Ásia, 400 mil. Os dois continentes têm, respectivamente, 748 milhões e 4,6 bilhões de habitantes. Os Estados Unidos somam 332 milhões de pessoas.
Com problemas na divulgação de dados, o Brasil não aparece na lista dos países com maior número de contágios, embora os Estados brasileiros estejam enfrentando grande busca por testes de covid-19.
Top 10 dos países com mais casos confirmados nas últimas 24 horas:
- Estados Unidos: 1,48 milhão
- Espanha: 292 mil
- Índia: 168 mil
- Reino Unido: 143 mil
- Itália: 117 mil
- França: 93,9 mil
- Austrália: 93,8 mil
- Argentina: 88 mil
- Canadá: 65 mil
- Turquia: 65 mil
O recorde de casos, no entanto, não se reflete no número de mortes em decorrência da doença. De acordo com o portal G1, foram registrados, oficialmente, 6,4 mil óbitos em todo o planeta nas últimas 24 horas. A média móvel de mortes, nos últimos sete dias, está em 6,3 mil — mesmo patamar de outubro de 2020.
Alto contágio
Segundo projeção feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), se o ritmo atual de transmissão se manter, metade da população da Europa deve contrair a Ômicron nos próximos dois meses.
De acordo com o diretor da região Europa da OMS, Hans Kluge, a variante apresenta várias mutações "capazes de se fixar mais facilmente nas células humanas" e afetar pessoas que já tiveram covid-19 e estão vacinadas.
A região Europa da OMS é composta por 53 países e vai até a Ásia Central. Nesta área, foram registrados 7 milhões de novos casos de covid-19 na primeira semana de 2022. Segundo dados da OMS, desde 10 de janeiro, 26 países da região relataram que mais de 1% da população foi infectada a cada semana.