O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (17) uma antecipação da entrega do terceiro lote de vacinas pediátricas da Pfizer contra a covid-19. Inicialmente, a última remessa para o mês de janeiro, com 1,8 milhão de doses, estava prevista para o dia 27, mas deverá chegar ao Brasil no dia 24.
O lote mais recente, com 1,2 milhão de doses, chegou no Brasil no último domingo (16) e já começou a ser distribuído aos Estados e municípios. A primeira remessa, também com 1,2 milhão de doses, chegou no dia 13 de janeiro e permitiu o início da vacinação de crianças de cinco a 11 anos no país.
O Rio Grande do Sul, no entanto, começa a aplicação do imunizante no público infantil somente nesta quarta-feira (19), de forma simultânea, em todas as cidades gaúchas.
O primeiro contrato de aquisição de doses pediátricas junto à farmacêutica Pfizer prevê a entrega de até 20 milhões de doses até março. Segundo estimativa do IBGE, divulgada pelo Ministério da Saúde, no Brasil, há cerca de 20,5 milhões de crianças entre cinco e 11 anos. Portanto, serão necessárias mais de 40 milhões de doses para imunização em duas doses dos pequenos.
Pfizer é a única que já recebeu autorização para uso de forma emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).