O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quinta-feira (16) que as redes internas da pasta já foram restabelecidas após os ataques hackers sofridos na última semana. Segundo ele, o ministério segue trabalhando para a retomada do funcionamento do aplicativo ConecteSUS.
Uma das funções da ferramenta é dar acesso ao comprovante de vacinação contra a covid-19. A previsão é de que o app esteja funcionando novamente até sexta-feira (17). Enquanto isso, os brasileiros não conseguem imprimir o comprovante de vacinação, tendo como alternativa apenas o comprovante do dia da aplicação.
— A rede interna do ministério já foi restabelecida, e o ConecteSUS está em avanço para que volte a funcionar o mais rápido possível — disse Queiroga a jornalistas na entrada do prédio do ministério, em Brasília, durante a manhã.
O ministro confirmou, na segunda-feira (13), que o sistema do Ministério da Saúde havia sofrido um segundo ataque cibernético, de menor intensidade. A primeira invasão foi anunciada nas páginas iniciais dos portais da pasta. Segundo a Polícia Federal, o ataque chegou a comprometer os sistemas de notificação de casos de covid-19.