O Ministério da Saúde afirmou, no final da manhã deste domingo (12), que o processo para recuperação dos registros de vacinação dos brasileiros contra a covid-19 foi finalizado sem perda de informações. No entanto, a plataforma ConecteSus ainda não voltou a funcionar normalmente. O aplicativo para celular carrega ao abrir, mas não mostra os registros de vacinas, exames, atendimentos ou medicamentos. No lugar deles, uma mensagem avisa que o retorno das informações pode demorar até 10 dias úteis. Na versão de página da internet, o link não abre.
Em nota, a assessoria de imprensa da pasta informou que "todos os dados foram recuperados com sucesso" após o ataque hacker sofrido na madrugada da última sexta-feira (10). O Gabinete de Segurança Institucional e a Polícia Federal foram acionados no mesmo dia para auxiliar na investigação.
Conforme o comunicado, o ministério trabalha para restabelecer "o mais rápido possível" os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação. À reportagem, a assessoria da pasta projetou que o aplicativo e demais sistemas devem ter o funcionamento normalizado até a próxima sexta-feira (17).
Além do ConecteSUS, que permite a emissão do certificado digital de imunização, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), em que os profissionais de saúde que atuam nos postos registram as doses aplicadas na população, também foi afetado entre a sexta e o sábado e segue fora do ar. Por conta dessa dificuldade, a anotação vem sendo feita manualmente desde sexta-feira para posterior inclusão nos formulários online.
Confira a íntegra da nota do Ministério da Saúde
“O Ministério da Saúde informa que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. Todos os dados foram recuperados com sucesso.
No momento, a pasta trabalha para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação.”