Médico catalão com reconhecimento mundial em medicina fetal, Eduard Gratacós está em Porto Alegre para participar, como tutor, de cirurgias no Instituto Materno-Fetal Celso Rigo da Santa Casa de Misericórdia. Entre quinta (28) e sexta-feira (29), ele vai acompanhar cirurgias em bebês que ainda estão dentro da barriga das mães.
Responsável pelo programa de cirurgia fetal da Santa Casa, a médica-cirurgiã Talita Micheletti Helfer entende que a participação de Gratacós ajuda a solidificar o programa de cirurgia fetal, inaugurado em 2020, em parceria com a entidade Medicina Materno-Fetal Barcelona. É ela quem vai realizar as cirurgias, sob supervisão de Gratacós.
– A tutoria do Dr. Eduard Gratacós é parte fundamental na estruturação de um programa de cirurgia fetal sólido, capaz de oferecer cirurgias altamente complexas com segurança e responsabilidade, visando o bem-estar da mãe e do bebê – diz.
Um dos procedimentos que Talita realizará com tutoria de Gratacós é uma abordagem intrauterina para correção de hérnia diafragmática congênita, em que um bebê, na barriga da mãe, é intubado para a colocação de um balão em sua traqueia.
O médico catalão também vai conceder uma palestra, às 11h de sexta-feira, no Complexo Cultural da Santa Casa, intitulada "Atualização e Tendências em Medicina Materno Fetal". Na sequência, haverá o lançamento do livro 9 Meses Vistos por Dentro: Um guia sobre gravidez para descobrir o que o bebê sente desde as primeiras semanas de vida.
Interessados em acompanhar a palestra e o lançamento do livro devem entrar em contato previamente pelo e-mail imprensa@santacasa.org.br.