Heróis são seres destemidos que não têm medo de uma boa batalha. Muitas vezes, para defender a própria existência. Logo, nada mais justo do que condecorar bebês da Internação Neonatal e CTI Neo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre com capas que lembram esses corajosos personagens. A iniciativa é do HumaNeo, grupo interdisciplinar que reúne diferentes profissionais (como enfermeiras, técnicas, psicólogas, fisioterapeutas e nutricionistas) para dar apoio aos pequenos e aos pais durante o tempo de internação.
A parte de confecção das capas foi feita fora do hospital, mas o resto do processo teve envolvimento da própria equipe. Segundo a enfermeira assistencial Cássia Castilho, a proposta serve, principalmente, aos pais, para que tenham lembranças positivas dessa fase.
— A ideia é transformar um pouco nossa rotina, que é bem pesada, em algo mais leve. Para isso, temos ações em algumas datas, como o Dia das Crianças— explica Cássia.
Segundo a enfermeira, cerca de 35 crianças — pré-maturos, internados para algum procedimento ou que estão na UTI — foram contempladas com o tradicional acessório de quem tem superpoderes.
— Esses pequenos e pequenas são como superbebês, pois passam por muitas adversidades — compara Cássia.
Lucinéia Vieira Barboza, mãe de Maria Eduarda — prestes a completar um mês — confessa que se emocionou quando viu a homenagem.
— Eu amei, achei muito legal. Porque as enfermeiras são muito carinhosas, tratam os bebês como se fossem filhos. Quando cheguei e vi, chorei. É um motivo pra seguir lutando, elas (crianças) são umas guerreirinhas — desabafa a recepcionista de 39 anos, moradora de Cachoeirinha.
A pequena Laura Xavier Sanches, com pouco mais de 30 dias completados, também recebeu uma capa azul com detalhes em amarelo em vermelho em torno da letra “B”, de "bebê".
— Dá até um ânimo para a gente que está nessa situação — revela a mãe da pequena, a atendente Letícia Botelho Xavier, 26 anos.