A vacinação no Shopping Total, um dos três locais disponíveis neste sábado (25) em Porto Alegre, teve problemas com fila extensa, atraso para a chegada de insumos da Pfizer e a tenda inflável — onde as pessoas recebem as doses — esvaziou parcialmente por volta de 11h. A imunização é de responsabilidade da prefeitura de Porto Alegre, o shopping somente cedeu o espaço para a campanha.
A enfermeira responsável pelo local, Viviana Mattos, explica que um motorista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) passou mal no início da manhã quando estava conduzindo os insumos da Pfizer para o shopping, na Zona Norte. Ele teve de ser substituído e o novo motorista só chegou ao local às 10h30min.
Enquanto isso, a fila aumentou e as pessoas ficaram duas horas e meia aguardando. A fila é única e a divisão ocorre apenas quando as pessoas chegam na tenda. Quem está se imunizando com doses da Fiocruz e CoronaVac/Butantan também precisa ficar nesta fila única. Até as 10h30min, quem deveria receber a Pfizer, além de permanecer na fila, estava recebendo senhas e aguardando em local separado. Os idosos receberam cadeiras.
Thais Daitschman, 39 anos, aguardou duas horas e meia para que seu filho de 12 anos recebesse o imunizante.
— Complicado ficar um tempo destes no sol e muita demora, sem explicações. E teve ainda a tenda que estava caindo. Mas foi resolvido — afirmou ela.
Por volta de 11h45min, a fila começou a diminuir, mas as pessoas ainda permaneciam pelo menos uma hora no local. Sobre a tenda, a enfermeira Viviana destaca que houve um problema nos geradores e as bases do objeto, também infláveis, começaram a esvaziar. O material de plástico só não caiu na cabeça das pessoas por completo porque enfermeiros e até pessoas que estavam no shopping para se vacinar tiveram de segurar as bases da estrutura. Viviane ressalta que o problema foi resolvido em minutos.
Gre-Nal da Vacina
Além do Shopping Total, há outros dois locais de vacinação neste sábado na Capital até 16h. São o Beira-Rio, com ingresso pelo portão 3, e a Arena, com ingresso pelo portão 2. Ambos oferecem estacionamentos gratuitos.
Oscar Silveira Agostinho Filho, 43 anos, diz que foi uma grande iniciativa dos clubes. Ele chegou na Arena logo depois das 8h e foi o terceiro a receber o imunizante. Assim como Oscar, as pessoas puderam ficar na beira do campo e fazer fotos do troféu da Libertadores. Até as 11h, não havia filas.
No Beira-Rio, as pessoas estão permanecendo, em média, uma hora na fila - contudo, também puderam ficar na beira do gramado e tirar fotos com os troféus do Mundial e da Libertadores.
Os mascotes dos dois times, o Saci e o Mosqueteiro, fizeram a alegria das crianças que acompanhavam pais ou familiares em geral. O prefeito da Capital, Sebastião Melo, esteve nos dois estádios.
Acessos
Na Arena do Grêmio, o acesso de carro ocorre pelo portão 2 (rua Ricardo Seibel de Freitas Lima). O estacionamento será gratuito para aquelas pessoas que apresentarem carteira de vacinação. Para receber o imunizante, é necessário caminhar até a coxia D, entrar pela lateral do campo e sair pela coxia C. Ex-atletas do clube e o Mosqueteiro estarão no estádio.
Quem optar se vacinar no Beira-Rio, basta acessar o portão 3, localizado em frente ao Gigantinho, e se dirigir à estrutura montada pela prefeitura. O acesso de carro será pela rua Nestor Ludwig, atrás do Centro de Eventos. O estacionamento será cortesia.
Para receber a imunização, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o CPF. Para segunda e terceira dose, documento de identidade e carteirinha de vacinação.
Além da dupla Gre-Nal, apoiam a prefeitura na ação as escolas SEG e Factum e o Sesi. Servidores do Gabinete do Prefeito e Vice-Prefeito também atuarão de forma voluntária.
Serviço
- Primeira dose: pessoas com 12 anos ou mais
- Segunda dose: Pfizer/BioNTech: vacinados há oito semanas; Coronavac/Butantan: vacinados há 28 dias; Oxford/AstraZeneca: vacinados há dez semanas
- Terceira dose: idosos acima de 70 anos com esquema vacinal completo há seis meses, independente da fabricante; imunossuprimidos de qualquer idade com esquema vacinal completo há 28 dias, independente da fabricante.