A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta segunda-feira (9) que recebeu na sexta-feira (6) pedido para realização de estudos de fase 1 e 2 da vacina contra covid-19 S-UFRJvac, desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trata-se de mais um imunizante nacional em desenvolvimento e sob acompanhamento da Anvisa, ao lado da ButanVac, do Instituto Butantan.
A partir de agora, a Anvisa vai considerar a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança obtidos até o momento nos estudos pré-clínicos, que são realizados em laboratório e animais.
Antes do pedido formalizado na semana passada, a agência havia realizado duas reuniões com a UFRJ, em 2020, para orientações e esclarecimentos sobre os procedimentos de análise do produto.
Em 24 de junho de 2021 foi realizada uma nova reunião, com o objetivo de apresentar a estratégia de desenvolvimento dos estudos não clínicos, mas ainda sem envio de nenhum documento ou estudo de forma oficial para a Anvisa.