A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, concedeu nesta segunda-feira (23) o registro definitivo para a vacina da Pfizer (Comirnaty). Este é o primeiro imunizante contra o coronavírus a ser submetido a uma revisão completa pela FDA e a obter a aprovação. As informações são do NPR, portal de notícias públicas dos EUA.
A vacina da Pfizer passa a ter indicação definitiva para pessoas com 16 anos ou mais e também continua disponível, sob autorização de uso de emergencial, para adolescentes de 12 a 15 anos e para a administração de uma terceira dose em pessoas imunocomprometidas, disse o FDA em nota.
Em um comunicado, Janet Woodcock, chefe da FDA, ressaltou que, sendo a Pfizer a primeira vacina contra covid-19 aprovada pela agência, “o público pode estar muito confiante de que esta vacina atende aos altos padrões de segurança, eficácia e fabricação a qualidade que a FDA exige de um produto aprovado”.
No Brasil, em fevereiro deste ano, o imunizante da Pfizer foi o primeiro a ganhar aprovação de registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacina também é a única aprovada no país para ser usada em adolescentes. Por aqui, a idade inicial parte dos 12 anos.