A Secretaria Estadual de Saúde (SES) decidiu enviar mais vacinas contra covid-19 aos municípios na próxima quarta-feira (14) para começar a antecipação da aplicação da segunda dose da AstraZeneca, divulgada nesta segunda-feira (12). São imunizantes que estão estocados no Centro de Distribuição, na zona leste de Porto Alegre. Quanto à segunda dose da Pfizer, será preciso aguardar um novo carregamento, já que não há estoque.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, afirmou que o debate foi realizado pela área técnica do Estado.
— Nós fizemos uma avaliação técnica e enviamos hoje para uma pactuação com o Cosems (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul) para buscar uma resposta imune, pois temos dois casos em análise de suspeita de variante Delta do coronavírus. Nós consideramos que era importante diminuir esse intervalo — afirma a secretária.
Segundo Arita, será distribuído nesta quarta-feira um lote de 308 mil doses para a antecipação da segunda aplicação da AstraZeneca. Será permitido tomar a segunda dose com o intervalo de 10 semanas após a primeira, e não mais 12 semanas, como era preconizado.
Ainda conforme a secretária, o próximo lote de vacinas da Pfizer pode ser usado para começar a imunização de adolescentes com comorbidades ou deficiência permanente.
— Dependendo do número de doses que o Ministério da Saúde enviar do imunizante da Pfizer nesta semana, nós gostaríamos de vacinar adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades — diz Arita.
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou que as doses enviadas para segunda aplicação não devem ser usadas para primeira. Cada prefeitura terá a responsabilidade de gestão das doses. O Ministério da Saúde divulgou que distribuirá a todo o país um lote com 4,6 milhões de doses de vacinas da AstraZeneca e da Pfizer — ainda sem data precisa de envio. Serão 4 milhões de unidades da AstraZeneca e 600 mil da Pfizer.