![Jefferson Botega / Agencia RBS Jefferson Botega / Agencia RBS](https://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/35386930.jpg?w=700)
Depois de 155 dias, o número de pacientes com covid-19 internados em UTIs voltou a ficar abaixo de mil no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (21), o Estado registrou 998 pessoas hospitalizadas com a doença nesses leitos de alta complexidade.
A última vez que esse indicador ficou abaixo de mil foi em 18 de fevereiro, há mais de cinco meses – antes do avanço da terceira onda no Estado. Desde então, houve dois picos de contaminações e internações pela doença.
Na comparação com o auge da quarta onda no RS, que ocorreu há cerca de seis semanas, a queda é de 47,5%.
Apesar da queda consistente, o número atual de pacientes com covid-19 em UTIs ainda é semelhante ao auge da segunda onda – registrada no fim de 2020 – e superior ao da primeira – vivida no inverno passado.
Leitos clínicos
A queda é ainda mais expressiva na curva de internados por covid-19 em leitos clínicos – também chamados de leitos de enfermaria. Nesta sexta-feira (23), havia 846 internados nessas vagas com a doença. Desde o último pico, registrado em 2 de junho, a redução é de 71%.