O Hospital Vila Nova, na zona sul de Porto Alegre, está ampliando em 20 leitos a capacidade de atendimento em terapia intensiva a partir desta quarta-feira (9).
As novas vagas de UTI são destinadas a pacientes não covid, mas poderão ser adaptadas para receber casos graves de infecção por coronavírus se for necessário, no futuro, com um eventual agravamento da pandemia.
O secretário de Saúde da Capital, Mauro Sparta, presente na cerimônia desta manhã com o prefeito Sebastião Melo, destacou a importância de se dar atenção às doenças que ficaram sem o acompanhamento adequado nos piores momentos da crise sanitária.
— É mais um equipamento para a cidade, o que nos deixa mais seguros quanto à possibilidade de suportar qualquer intercorrência. No inverno de outros anos, quando nem imaginávamos pensar em covid-19, nossos leitos de UTI ficavam lotados ou quase lotados. As doenças de inverno comprometem muito — completou Sparta.
No total, o hospital tem agora 85 leitos de UTI e 552 leitos clínicos. O acréscimo desta quarta complementa o aumento da estrutura realizado em abril, quando foram disponibilizadas mais 60 vagas de enfermaria para tratar quadros de baixa e média complexidade da covid-19.
Todos os serviços do Vila Nova são oferecidos gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).